A diversificação de investimentos é muito importante para a construção sustentável do seu patrimônio. Isso porque ela ajuda a proteger seus investimentos e mantém certa previsibilidade na rentabilidade. Nesse sentido, é fundamental estudar as características de cada ativo, entender como o mercado financeiro funciona e qual é a liquidez de cada alternativa para, então, fazer a sua escolha. Nesse momento, é possível variar entre os investimentos mais conservadores e os mais arriscados, mas sempre com estratégia e um bom planejamento, para não ter surpresas desagradáveis que podem tirar o seu sono. Quer saber como fazer de uma maneira segura? Então, continue a leitura deste artigo até o final que explicaremos quais ações precisam ser tomadas nesse momento. Acompanhe! Por que é preciso fazer a diversificação de investimentos? Em suma, a diversificação de investimentos vai ajudá-lo a ter equilíbrio entre seus ganhos e perdas. Mas, além disso, também existem dois fatores que precisam ser considerados. Veja quais são eles:
Redução de riscos
A maior preocupação dos investidores é em relação aos riscos de “perder” seu dinheiro ou comprometer parte dele. Nesse sentido, a diversificação de investimentos apresenta a solução para essa questão: a redução de riscos. Isso só é possível porque, por meio dela, pode-se investir seu dinheiro em diferentes classes de ativos, gestoras e estratégias, tendo assim melhor controle de exposições a questões de mercado. O objetivo é que, quando acontecer algum tipo de queda em um ativo da sua carteira, existam outros ativos que tenham alta ou mantenham o retorno e possam suprir essa perda, fazendo com que os seus rendimentos não sejam prejudicados.
Potencialização de ganhos
Todo e qualquer investimento tem um risco — por menor que seja, ele ainda existe. Dessa forma, é válido ressaltar que, mesmo que você aplique o seu dinheiro em um investimento de menor risco, ainda assim, há a possibilidade de oscilações. Mas quando você diversifica a sua carteira, além de diminuir as chances de perdas, também consegue potencializar seus ganhos. Isso acontece porque é possível ter mais opções de rentabilidade. Por exemplo: se você investe em algum CDB, é provável que o retorno seja linear e atrelado ao CDI – taxa que é o benchmark para os ativos de renda fixa. Se você compra uma ação na bolsa de valores, seu retorno deverá ser mensurado em um período pré-determinado através de estratégia e análise, além de sofrer com alterações diárias de preço. Maior risco, pela possibilidade de maior ganho. Depois de conhecer a importância da diversificação de investimentos, é hora de saber como fazer isso da maneira correta, sem comprometer a sua rentabilidade. Confira! Conheça seu perfil de investidor No geral, existem três tipos de investidores: os conservadores, os moderados e os agressivos. Conheça cada um deles.
Conservadores
Os conservadores são aqueles que têm maior aversão ao risco e buscam preservar o patrimônio acima de tudo. Para eles, manter o dinheiro em segurança é mais importante do que aumentar os ganhos. Essa categoria abrange também os iniciantes e aqueles que desejam criar reservas de emergência e, por isso, procuram por alternativas de alta liquidez, isto é, que tenham agilidade para resgate. O investidor que possui um curto prazo para investir também está nessa classe.
Moderados
Os moderados estão no caminho entre os conservadores e os agressivos. Assim como os primeiros, têm o objetivo de preservar o patrimônio. No entanto, para potencializar os ganhos, estão dispostos a correr alguns riscos. Por esse motivo, usam parte do dinheiro para comprar ativos com menor liquidez e investem uma parcela do que têm em multimercados e ações. Os prejuízos, porém, são calculados. Logo, eles costumam ter mais recursos para diversificar os investimentos e trabalham com horizontes de médio a longo prazo.
Arrojados
Com um perfil mais agressivo, os arrojados são aqueles que estão atrás de lucros maiores. Para isso, assumem o risco de perder parte do dinheiro em algum momento. Em geral, têm um amplo conhecimento do mercado financeiro nacional e internacional e contam com um patrimônio elevado, ao ponto de os valores investidos não serem necessários para alcance de objetivos no curto e no médio prazo. Com uma perspectiva de longo alcance, acreditam que eventuais perdas no presente serão compensadas com ganhos consideráveis num futuro próximo.
Defina a classe de ativos
Depois de definir qual é o seu perfil de investidor, ou seja, quais riscos você está disposto a correr, é hora de selecionar a sua classe de ativos. Entre eles, você pode optar por investimentos de renda fixa que, apesar de oferecerem uma menor rentabilidade, costumam ser mais seguros e, também, aplicações em renda variável, como fundos de ações, fundos imobiliários, ações, opções e derivativos.
Acompanhe os resultados da sua carteira
Depois de montar a sua carteira de investimentos, é preciso acompanhar o mercado, a fim de verificar se as aplicações realizadas estão alinhadas com o cenário econômico atual. Caso ache necessário, você pode fazer alterações estratégicas para que o seu dinheiro acompanhe tendências. Por exemplo, se observou que os investimentos de alto risco podem oferecer melhores retornos, você pode fazer algumas modificações e aumentar sua exposição a essa classe de ativos, desde que respeitado seu perfil de investidor.
Procure ajuda especializada
O mercado financeiro é muito complexo. Por esse motivo, é importante você saber que existem profissionais especializados na área que têm a expertise necessária para te auxiliar a investir melhor. Sendo assim, procure um profissional da sua confiança para ajudá-lo e assim ter bons resultados. A diversificação de investimentos é fundamental para tornar a sua rentabilidade mais segura. Se você está procurando por boas aplicações, significa que está em busca de uma vida financeira melhor, certo? Sendo assim, busque informações e uma orientação profissional que te proporcione tranquilidade para gerir suas finanças. Conseguimos sanar suas dúvidas com este artigo? Em caso negativo, deixe seu comentário abaixo para podermos ajudá-lo! FacebookTwitter