Dúvidas Frequentes

Uma assessoria independente auxilia o cliente a investir com mais eficiência. Através deste serviço, o cliente investe de acordo com a sua realidade financeira e objetivos de curto, médio e longo prazo. A independência característica do mercado de agentes autônomos proporciona acesso a opções financeiras diversas e estratégicas personalizadas para cada cliente, gerando melhores resultados.

São pessoas físicas que atuam como prepostos e sob a responsabilidade dos integrantes do sistema de distribuição de valores mobiliários, especialmente as corretoras. É um profissional devidamente certificado e registrado junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). É responsável por auxiliar os investidores a tomarem a melhor decisão sobre seus investimentos. O seu nome formal é, na verdade, Agente Autônomo de Investimentos e a profissão é atualmente regulamentada pela CVM.

A primeira coisa que você deve saber é que as corretoras são apenas intermediárias, sendo, por isso, chamadas de “agentes de custódia”. As centrais de custódia são entidades que foram criadas justamente com o propósito de serem responsáveis pelo registro, custódia e, também, liquidação financeira de títulos e valores mobiliários. Atualmente, temos três centrais de custódia: CBLC, SELIC e CETIP. A CBLC é encarregada da custódia dos títulos públicos e do mercado de ações, visto que ela está ligada com a BM&F Bovespa. A SELIC já se encarrega da custódia dos títulos advindos da dívida pública federal interna, ou DPMFi. A CETIP é encarregada pelo registro, central depositária, negociação e liquidação de ativos e títulos.   Os seus ativos não ficam guardados na corretora, mas em uma instituição custodiante. Portanto, se a corretora de valores quebrar, basta migrar para outra. Essa transferência envolve um procedimento burocrático, mas você não perde os recursos investidos e suas aplicações financeiras permanecem intactas. No caso do encerramento das atividades do escritório responsável pela assessoria em investimentos, a solução é mais simples ainda: basta buscar um novo assessor que possa continuar te auxiliando a investir. A própria corretora pode auxiliar com essa alteração.

Acreditamos na Guide e no seu serviço de consultoria de investimentos. Compartilhamos o valor de respeito ao cliente e a busca constante pela melhor solução para cada investidor. Além disso, a Guide possui uma equipe de curadoria que nos auxilia a sempre oferecer os melhores produtos do mercado financeiro.

O agente autônomo de investimentos, ou assessor, é um profissional que deve estar necessariamente ligado a uma instituição financeira (Instrução nº. 497/2011 da Comissão de Valores Mobiliários – CVM). O agente autônomo é um representante do Sistema de Distribuição de Investimentos e suas funções são: a prospecção e captação de clientes; o recebimento e registro de ordens; e a prestação de informações ou esclarecimentos sobre produtos financeiros que ele comercializa. Já o Consultor de Investimentos é um profissional independente, contratado e remunerado diretamente pelo cliente investidor. Por definição, ele presta serviço de análise técnica das alternativas de investimentos, dando recomendações individualizadas de alocações. Cabe ao consultor fazer o suitability – avaliação do perfil do cliente, análise do mercado e da economia, para que, assim, monte uma carteira de investimentos adequada às suas necessidades. Nós somos assessores de investimentos e utilizamos a consultoria da Guide para atender os nossos clientes.

O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) é uma entidade privada sem fins lucrativos. Ele é mantido pelas instituições financeiras através de contribuições mensais de 0,0125% sobre todo o dinheiro que os seus investidores possuem aplicado. É importante ressaltar que essas contribuições são feitas diretamente pela instituição financeira associada e que não há nenhum tipo de cobrança direta do investidor para que ele tenha proteção do FGC. Esse dinheiro, por sua vez, é mantido pelo fundo e possui três funções principais:

  1. Proteger correntistas e investidores no âmbito do sistema financeiro, até os limites estabelecidos pela regulamentação;
  2. Contribuir para a manutenção da estabilidade do Sistema Financeiro Nacional;
  3. Contribuir para a prevenção de crise bancária sistêmica.

Os produtos financeiros garantidos pelo FGC são:

  • Depósitos à vista ou sacáveis mediante aviso prévio;
  • Depósitos de poupança;
  • Depósitos a prazo, com ou sem emissão de certificado (CDB/RDB);
  • Depósitos mantidos em contas não movimentáveis por cheques, destinadas ao registro e controle do fluxo de recursos referentes à prestação de serviços de pagamento de salários, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares;
  • Letras de câmbio;
  • Letras imobiliárias;
  • Letras hipotecárias;
  • Letras de crédito imobiliário (LCI);
  • Letras de crédito do agronegócio (LCA).

Operações compromissadas que têm como objeto títulos emitidos após 08/03/2012 por empresa ligada. Os mais comuns da lista acima são os depósitos em conta corrente, a poupança, CDB, LCI e LCA. Note que os Fundos de Investimento não estão nessa lista, ou seja, não possuem cobertura do FGC. Títulos do Tesouro Nacional também não possuem garantia do FGC, tendo em vista que esses títulos não são emitidos por uma instituição financeira. O limite de cobertura do FGC atualmente é de R$ 250 mil. Esse limite é válido por CPF ou CNPJ, para investidores residentes ou não-residentes, e por conglomerado financeiro com o valor máximo de R$ 1 milhão, que é recomposto a cada quatro anos.

Sim. A Matrice é regulada e auditada pela CVM e pela ANBIMA:  

  • CVM: A Comissão de Valores Mobiliários é um órgão criado em 1976 com o intuito de disciplinar o funcionamento do mercado de valores mobiliários no Brasil e dos agentes que o utilizam. Sendo assim, é atribuição da CVM normatizar as regras para o registro de companhias de capital aberto para a emissão e distribuição dos mais diversos ativos negociados no mercado financeiro, além de fiscalizar e punir quem não cumpre suas regras.
  • ANBIMA: A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais, diferentemente dos órgãos citados anteriormente, não é vinculada ao governo. Ela é uma associação que representa as instituições do mercado de capitais brasileiro, como bancos, corretoras, gestoras de recursos, entre outros agentes. Além de defender o interesse dos membros deste setor, a ANBIMA é um órgão de autorregulação, emitindo códigos e regras que não são de cumprimento obrigatório, mas que estimulam as melhores práticas neste mercado. Além disso, ela também emite certificações para os profissionais do ramo e calcula índices de referência amplamente utilizados no mercado financeiro.

Sim. Através de documentos específicos, é possível transferir a custódia dos seus ativos da sua corretora para a Guide e ter a assessoria da Matrice.

A principal diferença é que investir através de uma corretora oferece mais opções de ativos e estratégias de investimentos. A oferta é mais ampla nas corretoras porque elas têm acesso a produtos de várias instituições financeiras, como bancos e gestoras de investimentos. Com uma conta em uma corretora, o investidor pode acessar produtos de várias instituições simultaneamente. 

Nosso foco é sempre buscar orientar os nossos clientes para investirem seu dinheiro da maneira mais inteligente possível. Sendo assim, o nosso trabalho é dividido em três etapas:

  1. Nesta etapa, buscamos conhecer o cotidiano e a composição financeira e familiar de cada cliente. Assim, seremos mais assertivos ao lhes orientar sobre perfis, estratégias e opções junto ao mercado financeiro;
  2. Através da Guide, que oferece uma minuciosa curadoria, possibilitamos aos nossos clientes o acesso aos melhores produtos e oportunidades de investimentos;
  3. Nosso objetivo é oferecer um atendimento personalizado, e investimos em relações de longo prazo. Nossa assessoria é ativa e contínua. Com reuniões periódicas acompanhamos a evolução dos investimentos de cada cliente, de forma a levar informação e adaptar o mercado financeiro à realidade de cada um.

Newsletter

Preencha o campo abaixo com seu e-mail para receber nossos informativos.

Scroll to Top