5 dicas de livros incríveis para novos investidores

Engana-se quem pensa que fazer investimentos financeiros é assunto somente para grandes especialistas. Pelo contrário, todo mundo pode aplicar seu dinheiro de forma estratégica e em diferentes mercados. No entanto, os iniciantes precisam ter paciência e disciplina. Algumas dicas podem ajudar no início dessa jornada. Para ajudá-los em relação a esse assunto, vamos abordar orientações importantes, que vão desde o planejamento até a escolha de investimentos e a consultoria de especialistas, entre outras questões.   Quer descobrir como investir com eficiência e aumentar seu lucro? Então, vamos lá!  

1. Estudar e consumir conteúdo específico. 

O estudo é uma das melhores formas para entender e se sentir apto a entrar no mercado de investimentos. Os iniciantes no assunto têm muita dificuldade para entender alguns termos e estratégias sobre onde aplicar o próprio dinheiro. Em um primeiro momento, é normal se assustar com a quantidade de informação, afinal são conceitos aos quais a maioria das pessoas não está acostumada a utilizar em sua rotina. A boa notícia é que o conteúdo fica mais fácil de assimilar quando você consome mais conhecimento sobre o assunto. Suas fontes de informações podem ser especialistas, programas de TV, filmes, documentários, sites, blog e livros. Existem muitas opções para atender a diferentes públicos. Dentre algumas obras disponíveis no mercado, indicamos algumas opções:  

  • Os segredos da mente milionária. Autor: T. Harv Eker;
  • Os grandes investidores. Autor: Glen Arnold
  • Investimentos: Como administrar melhor seu dinheiro. Autor: Mauro Halfeld
  • Pai rico, pai pobre. Autores: Robert T. Kyiosaki e Sharon Lechter;
  • O investidor inteligente. Autor: Benjamin Graham.

  Usufrua do conteúdo que você tem mais acesso e mais facilidade para absorver as informações. Dessa forma, será menos complicado seguir com os próximos passos.  

2. Faça um bom planejamento financeiro.

Agora que você já possui informações básicas sobre mercado e investimentos, que tal começar a colocar a mão na massa? Para isso, aposte no bom e velho planejamento financeiro. Nesse momento, você precisa organizar e conhecer suas finanças. Registre todas as informações em um papel (ou algum meio eletrônico. A inovação e tecnologia podem ajudar). Lembre-se de incluir não só as dívidas “fixas”, mas também os gastos com lazer e outros itens que normalmente passam despercebidos em seu orçamento. Trabalhe com o valor da sua renda mensal e quanto pretende investir a cada mês ou período. Após esse procedimento, você pode planejar um depósito automático destinado aos seus investimentos, por exemplo. Assim você conseguirá manter uma regularidade de poupança, o que é muito importante.  

3. Onde e como aplicar seus investimentos?

O planejamento está concluído? Então, comece a pensar e pesquisar onde e como aplicará seu dinheiro. Essa é uma das etapas mais importantes para qualquer investidor. O mais indicado é diversificar os seus investimentos, pois isso reduz riscos e controla a volatilidade da sua carteira. Na prática, a diversificação funciona assim: imagine que você fez uma aplicação em um determinado investimento que é impactado diretamente pela oscilação da nossa bolsa de valores – um fundo de ações, por exemplo. Mas, no seu portfólio, você tem outros ativos que operam em outro mercado – ativos descorrelacionados. Assim, se a bolsa está em queda, você pode ter momentos de alta em outra estratégia. Ocorre uma compensação. Além de uma boa estratégia e diversificação, lembre-se que é muito importante que você identifique seu perfil de investidor antes de aplicar seu dinheiro. Essa informação é essencial para a definição da sua carteira de investimentos.  

4. Controle a ansiedade. Defina seu horizonte de investimentos.  

Um investidor precisa ter em mente que a sua estratégia não trará retorno da noite para o dia. É essencial ter paciência e disciplina para conquistar suas metas, especialmente quando o mercado sofrer oscilações.   Diante dos seus objetivos pessoais e financeiros, defina o prazo de investimento e previsão de resgate(s). O tempo interfere na escolha dos seus investimentos. Quanto maior o prazo de investimentos, mais diversificada e estratégica pode ser sua carteira. Por exemplo, se o investidor pretende fazer um curso daqui a um ano, ele não pode aplicar o próprio dinheiro em um título que terá duração maior que o prazo estabelecido pelo objetivo dele. Se o objetivo for a sua aposentadoria, pode-se aplicar em ativos com resultados positivos a longo prazo.  

5. Busque ajuda com profissionais especializados.

Ainda não está seguro em relação aos seus investimentos e sobre como começar? Então, conte com a ajuda de bons profissionais possam te auxiliar a tomar a melhor decisão. O mercado de assessoria de investimentos vem crescendo consideravelmente nos últimos anos, e por isso existem muitos profissionais que se qualificaram para te ajudar sobre aplicar seu dinheiro. A Matrice é uma das referências no mercado. Os especialistas da empresa ajudam a transformar os ativos financeiros em ótimas fontes, não só de prosperidades, mas também de qualidade de vida. O mais interessante é que os assessores da Matrice oferecem um atendimento personalizado e exclusivo, oferecendo proximidade e acesso a informações exclusivas do mercado financeiro.   O investimento não é mais um hobby de boa parte da população. Agora, é quase uma obrigação, não só para aumentar a sua renda e realizar sonhos, mas também para cuidar da sua aposentadoria. No início, o processo pode ser complicado, mas com uma boa dose de informações e assessoria qualificada, é possível ter ótimos resultados. E você, gostou das dicas de investimentos para novos investidores? Então, aproveite a oportunidade e siga as nossas redes sociais para saber mais detalhes sobre esses e outros assuntos para render o seu dinheiro.  

COMPARTILHAR

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Entre em Contato

Últimas Postagens

Perfil do Professor

Antes de montar seu time, digo sua carteira de investimentos, você precisa se conhecer profundamente e saber o que está em jogo nessa temporada. Se

Leia Mais »

O QUE ESPERAR DE 2020?

Todos anos, economistas são instados a fazer seus prognósticos para a economia brasileira, e, verdade seja dita, nos últimos 5 anos, as apostas mais otimistas tem

Leia Mais »
Scroll to Top